Sinalética dos combustíveis vai mudar em Outubro

Até 12 de Outubro vai surgir uma nova sinalética nos combustíveis, seja nos postos de abastecimento, seja na tampa dos reservatórios dos veículos. É o resultado da harmonização europeia a este nível e passa a vigorar em todos os países da União, bem como na Islândia, Liechtenstein, Noruega e Macedónia. O objectivo é harmonizar as normas e será implementada no próximo mês.

As indicações circundadas em redondo referem a gasolina e em quadrado o gasóleo. A ideia é boa, mas pode criar algumas dúvidas e, por isso, a nova sinalética vai coexistir com as actuais referências para os combustíveis ditos "normais" e os "aditivados".

As gasolinas passam a ser referidas por um código correspondente à sua taxa máxima de etanol, o que equivale a dizer "E5" para a sem-chumbo clássicos SP5 e SP98, e "E10" para a sem-chumbo 95-E e "E85" para os "super-ethanol".

As alterações no gasóleo são menos evidentes. Passa a ser referido pela letra "B" (Bio) e a denominação passa a estar associada à percentagem de bio-diesel. Actualmente temos o gasóleo "B7", independentemente da sua "qualidade", mas passará a surgir o "B10" (para 10% Bio) e num futuro, espera-se o"XTL" (diesel-sintético).

Há ainda uma terceira designação, circundada por um losango, que indica os "outros combustíveis: "LPG" para o GPL; "GNC" para o gás natural comprimido;  "GNL" para o gás natural liquefeito; e "H2" para o hidrogénio. Ainda está a ser estudada uma sinalética específica para os postos de abastecimento de veículos eléctricos.

Em destaque